sábado, 4 de outubro de 2008
CENTENÁRIO MACHADIANO: Conhecendo para Aprender
O componente curricular Arte tem em sua abordagem o intuito de valorizar os alunos, sobretudo como cidadãos. Essa é uma abordagem que não tem a finalidade de formar artistas, mas de propiciar aos alunos, através da arte, condições para uma postura crítica, observadora, estética e sensível diante da vida e do mundo.
O estudo de Arte tem como finalidade provocar no aluno sua imaginação criadora, descobertas pessoais, valorização de suas produções, além de estimular o desenvolvimento e o espírito crítico. Ajuda o individuo a crescer sempre, tornando-se cada vez mais humano.
Desde a pré- história o homem se manifesta e se comunica através da arte, desenhando nas paredes das cavernas e esculpindo em nas rochas, pedras, cerâmicas e madeira. A arte está presente em toda parte, na cidade, nos cartazes, nas roupas, nos calçados, livros, revistas panfletos, filmes, desenhos animados, design de móveis, casas e apartamentos: em tudo que se possa imaginar.
As atividades artísticas tornam-se necessárias, pois facilitam a comunicação entre as pessoas, na busca constante do homem por uma melhoria em sua linguagem oral escrita e gestual.
O exercício com o corpo favorece o relacionamento, a convivência e a socialização. É necessário para a saúde física e mental do ser humano, uma vez que exercitando o corpo e a mente é possível reduzir doenças, tensões e agressões. Por outro lado, possibilita o relaxamento, a sensibilização, a observação e a concentração.
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Focalizando O ESTUDANTE- 11 de agosto
Sabe-se que a escola tem assumido gradativamente as mais diversas funções. Porém é importante frisar que a função primordial da escola é de transmitir conhecimento. É nesse sentido que a Unidade Escolar Anjo da Guarda tem buscado promover não só o processo ensino aprendizagem dos alunos, mas também o seu desenvolvimento sócio-cultural, ensinando e fazendo com que o aluno aprenda.
Focalizando e valorizando o dia do estudante, a escola promoveu uma aula diferente envolvendo diretamente os alunos: Apresentação de trabalhos, dança, desfiles, show de calouros...
domingo, 24 de agosto de 2008
segunda-feira, 30 de junho de 2008
Toda Vida Ameaçada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Todos ameaçados- as plantas,os animais, os rios ,os mares, o ar o homem. Da pré-história surgiram os primeiros grupos humanos, com eles o domínio do fogo-início da poluição. Primeiras cidades, sistemas de esgotamento sanitário, revolução industrial-crescimento exponencial da população e da contaminação.
É, portanto necessário que se trabalhe uma política ambiental relacionada à qualidade de vida do cidadão. A educação ambiental é pra salvar a humanidade e não pra salvar os animais, mas para isso é preciso salvar esses animais. Buscar parcerias com os alunos e comunidade escolar, mobilizar o cidadão pela melhoria da qualidade de vida no lar, na escola, no bairro, na cidade, no PLANETA.
Projeto São João
O projeto visa possibilitar aos alunos a pesquisa da história da festa junina e suas tradições: origem das festas juninas, do São João no Brasil, bem como origem, características, instrumentos, músicas, trajes e personagens do bumba-meu-boi, quadrilha, dança portuguesa, dança da fita, do coco, do balaio, cacuriá e outras danças. Também serão pesquisados o vocabulário regional e pratos típicos. Sabe-se que festas juninas, sua história, tradições e festejos tiveram sua origem na Europa. É uma das festas mais animadas e representativas do nordeste com características particulares em cada uma delas. O mês de junho é o momento de fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antonio.
O São João é uma brincadeira com elementos culturais dos nobres europeus, divertiam-se dentro das suas casas, com todo esplendor, muito brilho, fantasias, alegorias, misturando-se ao longo do tempo com a cultura indígena e afro-brasileira. No princípio, chamava-se Festa Joanina.
Nesse contexto, o projeto apresentado visa mostrar aos alunos a origem do São João, sua influência e contribuição nas mais variadas culturas regionais da sociedade européia e brasileira. Busca, deste modo, revelar suas personagens culturais, instrumentos e músicas do momento festivo, proporcionando aos alunos uma visão mais ampliada de sua cultura.
domingo, 29 de junho de 2008
"Nossas crianças e jovens nada aprenderão (ou melhor aprenderão o que há de pior na vida), se não plantarem, primeiro, a paz na escola. E, como diz Gandhi, 'não há caminho para a paz; a paz é o caminho'. A qualidade da aprendizagem virá em conseqüência. A paz não é sinônimo de passividade, mas de atividade.
Sem plantar a paz ativa nas escolas, nenhuma política educacional surtirá efeito[...]".
(Moacir Gadotti, 2008)
Sem plantar a paz ativa nas escolas, nenhuma política educacional surtirá efeito[...]".
(Moacir Gadotti, 2008)
Assinar:
Postagens (Atom)