sábado, 4 de outubro de 2008

CENTENÁRIO MACHADIANO: Conhecendo para Aprender



O componente curricular Arte tem em sua abordagem o intuito de valorizar os alunos, sobretudo como cidadãos. Essa é uma abordagem que não tem a finalidade de formar artistas, mas de propiciar aos alunos, através da arte, condições para uma postura crítica, observadora, estética e sensível diante da vida e do mundo.
O estudo de Arte tem como finalidade provocar no aluno sua imaginação criadora, descobertas pessoais, valorização de suas produções, além de estimular o desenvolvimento e o espírito crítico. Ajuda o individuo a crescer sempre, tornando-se cada vez mais humano.
Desde a pré- história o homem se manifesta e se comunica através da arte, desenhando nas paredes das cavernas e esculpindo em nas rochas, pedras, cerâmicas e madeira. A arte está presente em toda parte, na cidade, nos cartazes, nas roupas, nos calçados, livros, revistas panfletos, filmes, desenhos animados, design de móveis, casas e apartamentos: em tudo que se possa imaginar.
As atividades artísticas tornam-se necessárias, pois facilitam a comunicação entre as pessoas, na busca constante do homem por uma melhoria em sua linguagem oral escrita e gestual.
O exercício com o corpo favorece o relacionamento, a convivência e a socialização. É necessário para a saúde física e mental do ser humano, uma vez que exercitando o corpo e a mente é possível reduzir doenças, tensões e agressões. Por outro lado, possibilita o relaxamento, a sensibilização, a observação e a concentração.

Nenhum comentário: